31/07/09

7ª arte com 4 ****

O hotel Astoria de quatro estrelas em San Sebastian abriu este ano, num edifico reconstruído sob o antigo e famoso Cinema Astoria que depois se converteu em multi cinema com várias salas.
Finda esta sua função o edifício foi convertido num hotel. E com a sua nova imagem, mantém a homenagem através do próprio nome e além disso cada um dos seus 102 quartos homenageia as estrelas da 7ª arte, dedicando um a cada estrela de cinema.Todos os quartos reproduzem nomes de actores e directores de cinema sonantes, que acabaram por visitar San Sebastian nos últimos 50 anos, devido ao festival de cinema que aí se celebra desde 1953.
Assim, dos 102 quartos do hotel existem também nomes do cinema Espanhol Fernando Fernán Gómez, Antonio Banderas, Marisa Paredes, Luis Buñuel e Pilar Miró.
Uma das suíte é dedicada ao mestre do suspense Alfred Hitchcock, outros como Woody Allen, Steven Spielberg, Audrey Hepburn, Richard Gere, Meryl Streep, Lana Turner, Nagisa Oshima, Angelica Huston, Mel Gibson, Gregory Peck e Elizabeth Taylor...

Mas o tema do filme não está apenas presente nos quartos. A decoração dos corredores, salões, restaurante e recepção, foi inspirada pelo anos 50, relacionando-se com o tema.
Existe ainda uma videoteca com mais de 300 filmes, um espaço de luxo para conhecer, este Hotel de cinema em San Sebastian , Espanha.

Something ...started...

Para quem vai soltar amarras e começar férias deixo uma música; para mim os Simply Red lembram-me sempre férias e verão, coisas minhas!

Debandada!?...

Última sexta feira de Julho...muita gente vai para fora da capital. Já não tanto como há uns anos atrás, Lisboa com pouca gente em Agosto é óptima, vê-se tudo e chega-se a todo o lado num instante.
Eu ainda fico por cá, e por aqui!
E vocês os que ainda não foram, já vão?
Se sim, umas boas férias!

30/07/09

Matemática ao dia...

Os meus rebentos acabaram a ocupação nos tempos de livres, os famosos ATL. Como o colégio onde estavam e estarão eram quatro semanas, começou numa quarta feira logo acaba numa quarta, e assim se penduram dois dias num mês ou numa semana, coisa esperta é a matemática pura em acção, nada mais!
Hoje estou por conta deles...andamos por aí, até!

29/07/09

Living with 'green'


Estes vasos minimalistas em desenho e conteúdo, os Factory da Metaphys criados pelo designer Chiaki Murata, estão a substituir os tradicionais vasos de flores e plantas que normalmente precisam de muita atenção.
Isto vêm do Japão temos de colocar a nossa cabeça noutro universo, mas o princípio é que junto do verde as pessoas relaxam...
(parece-me que a dimensão do verde é demasiado pequeno para surtir um efeito deveras eficaz, vejo mais como passatempo e complemento decorativo)

A água é colocada nas sementes que vêm junto do vaso, e ao fim de uma semana ou duas esta erva aparece, podendo crescer até 40/50 centímetros com uma temperatura de 20 graus, a temperatura ambiente num espaço interior.
Além das sementes traz junto um produto para retenção de água, é necessário manter a humidade para que o verde não vire amarelo!
Depois de crescerem podem ser cortados ou aparados de modo que a superfície das plantas seja ainda nivelada ou criados outros desenhos!
Chegam por cá só via net, pela cataci shop

Ping Pong ...

Assistiram ao Ping Pong de veludo... Que belo jogo:
Eu fiz..., eu também fiz..., ainda no tempo..., vou fazer..., está feito..., não se fez porque não me deixaram...


A verdade é que Lisboa, tem muito para fazer, e não são as portagens para quem mora fora da localidade que muda a cidade, parece-me demasiado absurdo conversa de propaganda política pura!

E como funciona esta câmara, apenas não funcionando, isto na minha área profissional, tudo pára e fica em apreciação por marcações e negociações directas, pequenas ou grande s
obras, tudo é negociável... Prefiro o sistema "by the book" ao menos sei com que contar!

28/07/09

Killing...


Já que tudo mata, e até a paciência quer morrer...

Esta pelo menos só mata o tempo!

Coisas...

Mãe dói-me a cabeça! A cabeça são coisas da saúde , não é?

Simplex, duplex, next...

Qual sistema simplex...isso existe?
Continua em duplex, triplex ou mais, e o jogo do empurra está cada vez melhor, mais a mais na última semana de julho, 'Ah, isso não é aqui tem de ir para ali', 'Não não isso tem de contactar acolá'...eu e as burocracias uma relação difícil, e muito aborrecida!

27/07/09

Ciclovias à europeia!

Começaram a ser mais visíveis as obras de última hora para as autárquicas. Umas são obras outras enfeites, continuando, por aqui no recanto de Lisboa onde mais circulo, decidiram criar a 2ª Ciclo via, magnífico, faz bem há saúde poupa combustível, e a percentagem de lisboetas que a usa...só justifica!!! Só não sei a quem!
Onde é que esta via foi implantada, na "Brandoa dos doutores
", mais conhecida pelo vulgo Telheiras, mesmo na avenida Fernando Namora, a principal de maior circulação deste polo residencial de alta densidade em Lisboa.

Eu já lá morei, e sei bem o que aquilo cresceu nos últimos tempos, todas as áreas previstas pelo plano de urbanização como espaços verdes estão mais cor de rosa, cor oficial das fachadas para o bairro. E todas as obras de acessibilidade que foram introduzidas têm por norma atravancar o trânsito, encerramento da Rontgen, sentido proibido para jardim da luz, semáforos junto ao estádio de alvalade...Culpa de quem? dos urbanistas!?
Tudo politiquice pura, a verdade é que sair daquele bairro é um inferno e agora com apenas duas faixas na rua...é mesmo de fugir...eu já fugi, sempre estarão safas as bicicletas!

Madalenas...

Alguém na televisão comenta, "Lá vai ela ficar a chorar que nem uma Maria Madalena!"

- Mãe como é que se fica como uma Madalena?
- Isso tem haver com...
- Ah, não estava a ver como se podia a ficar a chorar como uma madalena, bolo!
- Hahaha, essas madalenas são mais recentes, uma invasão espanhola, e não choram mesmo!

24/07/09

Adega - 14 viñas

Outra das imagens construídas que tem mudado muito nos últimos anos, são as adegas. O que antes era um conjunto de edifícios semeados para apoio ao lagar numa quinta onde se fazia vinho já era. As normas para a produção de vinho são muito rigorosas.
Se já visitaram uma adega deste século, já o verificaram 'in loco', temos uma autêntica fábrica de produção de vinho com um ar ‘high-tech’, ambientes com enormes cubas de inox, tudo muito ‘clean’, para uma produção controlada em rigor de laboratório.
Foi neste contexto que escolhi a peça de arquitectura em imagem. É dos nossos vizinhos por mero acaso, porque podia dar um exemplo nacional.
Um projecto do atelier de arquitectura madrileno S-M.A.O. Sancho-Madrilejos que foi construído em Picón na Cidade Real, Espanha.
A adega surge na paisagem como uma construção proeminente mas foi pretensão do projectista que a solução fosse o mais respeitoso possível para com a envolvente, de forma a ter um baixo impacto ambiental, adequando a sua escala e integração no local. Implantada no topo de uma colina suave, marca o ponto dominante sobre a envolvente.
Cerca de metade da construção está enterrada, diferenciando de uma forma clara a face norte da sul, permitindo que os espaços que necessitem de ser abertos o façam sobre a fachada a sul, a mais simbólica.
As instalações da indústria estão protegidos e localizados na parte norte do edifício, onde todos os elementos necessários à produção do vinho estão incluídos, encontrando-se devidamente indicados de forma a optimizar o espaço e o desenvolvimento do trabalho industrial da própria adega.
Apesar de ser um edifício industrial com alguma dimensão, um rectângulo com 85 por 23 metros sensivelmente e com alguma altura, consegue uma mistura harmoniosa com os elementos naturais em torno desta enorme adega.
Só falta 'tomar unas copas' com o vinho do local a ver se valeu o investimento, brincadeira…

Mas...

- Francisco, tens de te deitar já é muito tarde!
- Mas eu não sei dormir...

23/07/09

Festas da gripe!...


Mas que raio, quem se lembra de tanta idiotice, eu até pensei que fosse gozo, mas não, é mesmo verdade e a senhora ministra já se manifestou acerca do assunto.
A realidade ultrapassa mesmo a ficção, e a inteligência parece mais a doença infecto-contagiosa que ninguém quer ter, até porque dá muito trabalho...pensar!

Blogs...


Esta deu-me vontade de rir! Será que o meu blog também é escrever sobre um vazio, sobre o nada que eu tenha para dizer!?

Para mim talvez não, além de ter muito da minha personalidade, das minhas coisas, enfim o meu pequeno universo terá um qualquer conteúdo que não um poço seco, penso que o meu e muitos dos que existem por aí na blogosfera.

22/07/09

Verão o quê!?

Lá voltámos aos tempos estranhos!

Terciopelo...

Terciopelo=velvet=veludo, só os espanhóis se lembrariam de tal cognome!
Estou numa de 80's é só isso mesmo para aveludar o fim da tarde!

Como nos ditados...

Há ditados para tudo, penso até que seja possível escrever uma boa página deles a contradizerem-se ou a complementarem-se, "Se não é boi, é vaca"! Lá diz o ditado...
Mas verdade é que as coisas que nascem tortas, tarde ou nunca se endireitam, sejam objectos, pessoas, ou outro sem número de coisas até porque a mais simples resolução se torna uma enorme bola de neve, o síndrome da bola de neve, como costumo dizer!

Vale sempre e isso sim a valente paciência, essa é a única que aguenta estas coisas tortas que teimam em não se endireitar! Iiiirrrrraa.

21/07/09

Um dia leve!...

Para o tornar mais leve só mesmo assim, envolto em balões, lá vou andar de um lado para o outro por causa de papéis e burocracias, e com este bafo, tudo dentro da normalidade.

Mas ainda vou tratar de ter duas aulas de ginásio ao almoço, depois fico mesmo leve leve! Até...

20/07/09

Lua...

Lá se pisou, ou melhor pisaram, a lua há 4 décadas atrás, eu não me lembro.
O que eu sei é que há muita gente fica por lá com a cabeça, muitas vezes...

E a quantidade de músicas que existem sobre ela, vamos ver:

Moonlight sonata; Moonlight shandow; Moondance; Blue moon; Moon river, até por cá um Estou na lua;... a lista é interminável, um autêntico desafio terrestre!

Bom dia!


Vamos lá dar corda aos sapatos...
A praia esteve óptima com bastante calor, mas eu não me importo fico ali sentada à beira mar e já está. O S. Pedro esteve bem no fim de semana, merece um doce!

17/07/09

Week - End


Week end's, vamos para o Weekend...
Que pare o vento que eu vou até à praia, mas hoje ainda tenho um funny dinner com as minhas amigas, vai ser a M&M&M...tantas M's juntas risada noite dentro!

Bom fim de semana.

Aloha Surf Bar

Na última década e meia têm surgido alguns bares de praia, isto porque as regras da construção junto da orla mudaram.
Mas como em tudo surgem por vários locais espaços de verão interessantes, este que trago aqui hoje é em Vila do Conde e é um projecto do arquitecto Hugo Monte inaugurado em março deste ano.
Trata-se de um bar e escola de surf, em Vila do Conde na Praia Azul (olha mais uma praia cheia de iodo) que se prolonga para o exterior numa ampla esplanada em deck, alem disso à noite transforma-se em bar.
Feito em betão maçico, o que até o poderia tornar um objecto 'brutalista' e desinteressante, esta pedra artificial foi habilmente moldada com um desenho que poderia até ser um revivalismo de correntes passadas. Assim em vez de arestas vivas e formas puras foi introduzida a linha curva, o movimento que o enquadra na paisagem de uma maneira menos agressiva , claro que outra opiniões existem, falo apenas por mim.

E como a forma é fruto da função, uma das máximas da arquitectura e do design, os dois usos estão separados por dois módulos independentes, mas que formam o conjunto que compõem este todo.

Por mim até me vejo ali a ouvir o Jazz que divulga ou outra coisa numa noite ou fim de tarde quente de verão.
Também servem pequenos almoços
! Espreitem aqui.
(fotografias do blog do arquitecto e do fotográfo Ivo Ramos-olhares aeiou)

16/07/09

Entre dos tierras...

É como estou entre duas terras, férias onde lá ou acolá!?...num sítio a confusão com a bela praia do belo iodo e do outro o meu pequeno espaço sempre com sol e silêncio plantado, como pode haver dúvidas, não têm comparação! A bem da família...


...Y qué fácil es
Abrir tanto la boca
Para opinar...

Porquê...

Estava eu a começar a minha aula de ginástica com a minha amiga B a quem cumprimento:'Olá, hoje está contente de me ver'; isto porque a nossa instrutora insiste em chamar os nossos nomes, para o que for que seja, estando bem ou mal somos sempre as duas que andamos na berlenga, enfim...brincadeiras!
Mas fora disso, pergunta-me ela:
- M. porque será que as pessoas no meio de um grupo tão diverso como é este, de vários níveis etários ou de instrução, profissões, começam a falar mais com umas pessoas do que outras, o que fará esse arranque?

Respondi;
-Para mim as pessoas têm energias que são transmitidas, por isso cada um com o seu radar capta aquela que tenha a mesma cor de onda que a sua!
A B. sorriu...
-Pois é.


Claro que existe a atracção física, a intelectual ou outras, até por aqui neste meio virtual acabamos por formar grupos de uma vasta multidão, e nem sequer nos vemos...as palavras também são as nossas ondas, há sempre alguém algures com 'antena' semelhante!

E por isto, já me estou atrasar para a minha aula...